São Paulo — Tratar e publicar corretamente é obrigatório pra se dar bem em cada profissão. Além de ter uma redação bem estruturada, é preciso dominar a norma culta do português para ser admitido em cada recurso seletivo, manter-se empregado e alçar algumas posições hierárquicas. Apesar disso, os tropeços na língua são incrivelmente frequentes no mundo corporativo.
E-mails, relatórios, postagens e apresentações estão infestados de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal. Guia Completo Para as pessoas que Quer Prestar Concurso Público mais alto o cargo, piores são os efeitos dos “tropeços” pra imagem do profissional, diz Reinaldo Passadori, presidente do Instituto Passadori e especialista em comunicação verbal. Para não cometer deslizes, é interessante cultivar o vício da leitura de livros, jornais, revistas e sites. Uma revisão cuidadosa e paciente dos seus textos também é Vai Prestar Concurso Público Jurídico? garantir a sua adequação às regras gramaticais.
Com a socorro de Cremaschi e Passadori, reunimos 60 erros de português muito comuns no universo do trabalho. Defeito: Cento e 50 dólares são suficientes pra diárias no exterior. Forma correta: Cento e cinquenta dólares é suficiente pras diárias no exterior. Descrição: O verbo ser é invariável no momento em que indicar quantidade, peso, medida ou valor.
Erro: Em vez de mandar um e-mail, resolvi telefonar. Forma correta: Ao invés mandar um e-mail, resolvi telefonar. Descrição: “Em vez de” é usado como substituição, sempre que Natação Para Concurseiros sentença “ao invés de” é utilizada como oposição. Maneira correta: Em relação à proposta, o questão deve ser mais falado. Explicação: A expressão “a grau de” só está correta quando ter significado de “à mesma altura”. “Hoje, Santos acordou ao grau do mar”.
Também Funções Trigonométricas: Gráficos De Seno, Cosseno E Tangente “em nível” sempre que houver “níveis”: “Esse defeito só podes ser resolvido em nível de diretoria”. Defeito: “Ao meu enxergar, o evento foi um sucesso”. Forma correta: “ A meu ver, o evento foi um sucesso”. Descrição: Não se tem que utilizar post nessas expressões, em que o substantivo olhar significa “opinião, juízo”: a meu observar, a teu visualizar, a nosso acompanhar.
Também não se utiliza post em estar a par: Estavam todos a par (e não ao par) dos últimos acontecimentos. Erro: Pra maiores sugestões, entre em contato com a Central de Atendimento. Maneira correta: Para mais sugestões, entre em contato com a Central de Atendimento. Definição: “Maior” é comparativo, assim não se aplica a este caso. Problema: Serviço nesta organização a dez anos. Forma correta: Serviço nessa empresa há dez anos.
Definição: Para indicar tempo passado, utiliza-se “há”. O “a”, como frase de tempo, é usado pra assinalar futuro ou distância. Defeito: Na reunião, discutiu-se a respeito corte de gastos. Maneira correta: Na reunião, discutiu-se acerca de corte de gastos. Definição: “Acerca de” significa sobre o assunto. A respeito sinaliza aproximação.
Defeito: A reunião começará ao meio-dia e meio. Maneira correta: A reunião começará ao meio-dia e meia. Explicação: Necessitamos usar a sentença meio-dia e meia sempre que quisermos dizer a décima segunda hora do dia mais 30 minutos, ou seja, o meio-dia mais meia hora. Problema: Os gastos naquele setor foram supérfulos.