Porto Velho (RO) e Porto Bem-humorado (RS) estão distantes 4.020 quilômetros. O que essas duas capitais têm em comum além do primeiro nome? A resposta, improvável até insuficiente tempo, pode ser uma sala de aula, com um aluno em um ponto e o professor no extremo oposto. Pelo computador e um conjunto de algumas ferramentas de comunicação, o ensino ultrapassou as fronteiras utensílios. Pelos planos do governo, o número de brasileiros, como Lago e Teresa, em busca de escolhas pra vencer a distância ou economizar tempo para conceder sequência a seus estudos com cursos de educação a distância não vai parar de desenvolver-se.
“Educação a distância é política prioritária do MEC, não mais uma modalidade acessória”, reitera o secretário João Teatini, da Secretaria de Educação a Distância (Seed). 600 milhões em programas de educação a distância. A ênfase continuará sendo o ensino superior, ajudando a combater sua elitização - apenas 1% da população brasileira é universitária.
Se, por um lado, o recinto de ensino virtual é entusiasmante e traz outras promessas à luminosidade, várias zonas ainda sombrias merecem atenção pela hora da escolha de um curso. Para Nélson Pretto, diretor da Faculdade de Educação da Faculdade Federal da Bahia (UFBA), é preciso, primeiro, analisar os estilos legais, confirmando se o programa é autorizado pelo MEC.
“Os interessados devem ver os programas de educação a distância com cuidado ainda maior que na educação presencial”, anuncia Pretto. Do mesmo modo, Especialização Técnica Para Se Acentuar O Dia empregada precisa ser adaptada ao contexto desterritorializado do ciberespaço pra melhor atender ao perfil do aluno. Um item importantíssimo pro sucesso de todo curso a distância é a proximidade. René Birochi, diretor executivo do IUVB, outro consórcio de universidades, destaca que o aluno não necessita se perceber sozinho em residência, porém saber que faz cota de um vasto grupo.
Foi o que ocorreu com Teresa, a estudante de Roraima: “Num instituído ponto do curso, a interação é tão intensa que o virtual até parece real, um adquire confiança no outro”, declara Teresa. Não é sempre que, no entanto, vem sendo deste jeito. Várias vezes, as pessoas acabam sentindo falta de estar frente a frente com seus amigos e mestres, alega o mineiro Erik Fleischer, 30 anos, com a experiência de quem neste instante foi aluno de inúmeros cursos e, bem como, professor. Mestrado à Distância: UAB se tenha uma educação a distância de qualidade são necessários elevados investimentos, em tão alto grau em tecnologia como na conexão professor-aluno. Pela educação a distância, o papel do professor é tão fundamental quanto na presencial, exigindo preparo adequado.
No entanto os alunos nem sempre estão preparados pra aprendizagem fora dos limites físicos, como revela uma procura conduzida pelo professor João Dornelles Júnior, da PUC-RS. De acordo com o estudo, eles ainda não estão acostumados com a autonomia em ambientes virtuais de ensino, continuando a meditar e proceder como em uma sala de aula tradicional. “Eu me vi em uma sala de aula diferente; alunos de frente pro micro computador e eu de frente para o caótico”, diz Marina Arruda, 47 anos, doutoranda em Serviço Social, que fez um curso de pedagogia a distância. Como reverter esse quadro? Um dos aspectos mais controversos em conexão à educação digital diz respeito ao sistema de avaliação.